quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MUPAN COMPLETA 10 ANOS

Nesta sexta-feira, 20, a organização não-governamental Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal) completa 10 anos de atuação em defesa das águas, educação ambiental e gênero na Bacia do Alto Paraguai. A associação civil sem fins lucrativos é formada por mulheres pescadoras, assentadas, acampadas, agentes de saúde, educadoras e lideranças comunitárias e foi criada em 20 de agosto de 2000. O objetivo da ONG é promover e fortalecer a participação feminina nas políticas e ações ambientais, fortalecendo as mulheres social, economica e politicamente.

Desde a criação, a Mupan participa de políticas públicas, programas e projetos na BAP, além de realizar eventos e estabelecer diversas parceiras como a realização dos Seminários de Educação Ambiental para as Cidades Pantaneiras, Fome Zero da Educação Ambiental (REMTEA/Rede Aguapé), Implementação de Projetos de Commodities Ambientais para Mato Grosso do Sul, capacitação de educadores ambientais e educomunicação.

Para comemorar seu aniversário a Mupan realiza nesta sexta, das 8h às 15:30h, na Coordenadoria de Educação a Distância da UFMS, em Campo Grande (MS), um encontro para contribuir com o processo de gestão integrada da bacia do rio Apa, onde as águas unem as populações e o meio ambiente de dois países, o Brasil e o Paraguai. Na data será criado um grupo de trabalho sobre recursos hídricos transfronteiriços da Rede Pantanal de ONGs e Movimentos Sociais, visando fortalecer a participação social e a implementação do acordo assinado entre Brasil e Paraguai, em 2006, que prevê a implementação de uma gestão sustentável da bacia hidrográfica do Apa.

Durante a reunião a organização também lança seu site www.mupan.org.br e realiza a exposição “Águas Transfronteiriças da Bacia do Rio Apa”, que divulga fotos inéditas dos municípios, população e meio ambiente da região. Participam das comemorações de 10 anos da Mupan membros da Rede Pantanal, Rede Aguapé de Educação Ambiental do Pantanal, Núcleo de Ecomunicadores dos Matos, além de especialistas em recursos hídricos, educadores e representantes de organizações ambientais.

Do evento ainda são esperadas formulação de contribuições para a gestão na bacia hidrográfica e uma comissão para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apa.

Nenhum comentário: