quinta-feira, 1 de julho de 2010

Projeto de Fortalecimento de Políticas Públicas de Educação Ambiental do Pantanal: O Caso da Bacia Transfronteiriça do Apa

Projeto quer fortalecer educação ambiental nas políticas públicas e escolas da bacia do Apa
Coordenado pela organização Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan), uma ong que objetiva fortalecer a participação feminina em políticas públicas, projetos e programas na Bacia do Alto Paraguai, o projeto iniciou as ações em setembro de 2009 até junho de 2010. Para o fortalecimento das políticas públicas, projetos e diálogos da educação e meio ambiente na bacia do rio Apa, uma região transfronteiriça onde as águas unem dois países, além de distribuir materiais didáticos em educação ambiental como o kit do Projeto Pé na Água na Bacia do Apa (UFMS/CNPq), composto de CD-Rom e cartilha ilustrada, e a Revista Aguapé, a Mupan realizou capacitações para cerca de 300 gestores, educadores, estudantes e lideranças de cinco municípios do Paraguai e sete do Brasil.
Com financiamento de edital público do EGP (Ecosystem Grants Programme), do Comitê Holandês da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN NL), o projeto incentiva a troca de experiências em rede, adequação dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas para valorização da cultura e meio ambiente regional e forma novos educadores e educomunicadores socioambientais.
Como é desenvolvida a educação ambiental nas escolas da bacia hidrográfica do rio Apa? Quais são as dificuldades, as soluções e os desafios dos educadores brasileiros e paraguaios? As respostas são reveladas pelo projeto coordenado pela Mupan, que visitou 12 municípios da região conhecendo, valorizando e enriquecendo os Projetos Político-Pedagógicos ou Enfoques Curriculares (termo utilizado no Paraguai) das escolas. O Estado da Arte da Educação Ambiental das Escolas da Bacia do Rio Apa revela que a maioria das escolas já atuam com a educação ambiental, mas algumas enfrentam o desafio da transversalidade.
Em Porto Murtinho, por exemplo, uma das grandes preocupações é com a localização do lixão, que fica em área alagável em época de cheia pantaneira. Já na cidade vizinha, Carmelo Peralta, a escola atua como mobilizadora para a implantação de um sistema de captação, tratamento e distribuição de água doce para a população.
Em San Carlos, fronteira com Caracol, os moradores lutam por sistemas de comunicação, melhoria das estradas e precisam tomar água da chuva, armazenada em cisternas, porque as águas dos poços são salobras. No Brasil, educadores da cidade conhecida mundialmente pelo ecoturismo, Bonito, estão muito preocupados com o aumento da prostituição infanto-juvenil e uso do crack.
No Brasil, foram beneficiados os municípios de Jardim, Bonito, Porto Murtinho, Antonio João, Caracol, Bela Vista e Ponta Porã. No Paraguai, o projeto visitou Carmelo Peralta, San Lazaro, San Carlos, Bella Vista Norte e Pedro Juan Caballero.
Diálogos transfronteiriços
Nos dias 27, 28 e 29 de maio, em Ponta Porã, cidade brasileira, e Pedro Juan Caballero, município paraguaio vizinho, sediaram importantes debates sobre políticas públicas ambientais do Brasil e Paraguai. O evento Diálogos Transfronteiriços do Apa – um olhar diferenciado para políticas públicas, educação e água, organizado pela Mupan, com apoio de parceiros locais e internacionais, contou com presença de autoridades de ambos países para palestrar, debater, fortalecer e dar continuidade a projetos, programas e políticas de governo na bacia hidrográfica do rio Apa.
Entre os processos fortalecidos com o projeto estão o Acordo de Cooperação entre Brasil e Paraguai para a gestão integrada da bacia do Apa, assinado em setembro de 2006, e que agora começa a formar grupos de trabalho e se estruturar fisicamente, e o Projeto de Fortalecimento da Gestão Integrada da Bacia do Rio Apa para o Desenvolvimento Sustentável, que prevê ações para recuperação e uso sustentável dos recursos naturais, desenvolvido pelo governo de Mato Grosso do Sul, Departamentos de Concepción e Amambay e República do Paraguai.
“Este é um dos primeiros encontros realizados na fronteira para fortalecer e dar continuidade a processos socioambientais de políticas, projetos e programas numa região onde as águas unem dois países”, afirma Áurea Garcia, presidente da Mupan, organização que realiza o Diálogos Transfronteiriços do Apa em parceria com a Rede Aguapé de Educação Ambiental do Pantanal, Prefeitura Municipal de Ponta Porã e Departamento de Amambay.
Outro importante resultado é a formação de uma nova rede de educadores e educomunicadores da bacia do Apa e o fortalecimento da Rede Aguapé de Educação Ambiental do Pantanal, uma das parceiras executoras do projeto.
Para saber mais consulte o site www.dosmatos.org.br

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